Lista de aeroportos – Código IATA
Cada aeroporto é identificado por seu próprio código IATA (Associação Internacional de Transporte Aéreo). As siglas são únicas e formadas por três letras, que remetem ao nome do lugar onde está o terminal, à região que ele serve ou à personalidade que homenageia. Em alguns casos, os códigos IATA são verdadeiros exemplos de criatividade e combinação aparentemente sem sentido. Por que, afinal, o aeroporto do Rio é conhecido em todo o mundo como GIG? A explicação é mais simples do que parece. A sigla vem de “Governador Island’s Galeão Beach”, o endereço, em inglês, do terminal que homenageia também Tom Jobim.
Interessante conhecer a história por trás de nomes que batizam alguns aeroportos pelo mundo. O presidente dos Estados Unidos John F. Kennedy foi tão importante que, ao ter seu nome imortalizado no principal aeroporto de Nova York, obrigou a alteração do código IATA de IDL (Idlewild Airport, o nome anterior) para JFK. Aberto em 1974, o maior aeroporto de Paris nunca precisou mudar de nome, sempre foi CDG (Charles de Gaulle). A mesma honra não coube ao antigo ministro do trabalho argentino que batiza o Aeropuerto Internacional Ministro Pistarini, conhecido no mundo todo apenas como Ezeiza (EZE), nome do município na Grande Buenos Aires onde está localizado.
Alguns casos são bastante óbvios, como BUD (Budapeste), DUS (Düsseldorf), DEN (Denver), MAN (Manchester), LIS (Lisboa), ZAG (Zagreb) e VIE (Viena). Outros podem confundir. DUB é Dublin, não Dubai, que é DXB.
O código usado pelo hub da Emirates, aliás, é um exemplo de caso em que nem sempre a lógica de usar letras existentes no nome do local ou do homenageado é seguida. Muitos aeroportos adotam a letra “X” para dar nova cara a siglas que já foram adotadas por outros aeroportos. Foi assim que o Los Angeles International Airport virou LAX. O mesmo para Milano-Malpensa (MXP).
Já a letra “Y” passou a ser usada para designar alguns dos principais aeroportos do Canadá. Sabendo disso, os códigos YOW (Ottawa MacDonald-Cartier International Airport) e YQB (Aéoport International Jean-Lesage de Québec) não ficam tão incompreensíveis. Mas o que dizer da combinação YYZ, do Pearson International Airport, em Toronto. Para os responsáveis pelo site, as duas últimas letras se referem a um antigo código do sistema ferroviário do país que identificava a estação de Malton, área ao oeste de Toronto onde está o aeroporto
Caso tenham a necessidade ou curiosidade de se familiarizarem com os códigos dos aeroportos do mundo, é só dar um clique no link abaixo e boa viagem.
http://atualdespachos.com.br/assets/Uploads/Aeroportos-do-Mundo-e-cdigo-IATA.pdf
Comentários